Juarez MONTEIRO

Doutor em Direito
​Advogado - OAB/MG 98.208

Advogado desde 2004.

Doutor e Mestre em Direito.

Graduado em Direito e Letras.

Ex-professor da PUC Minas dos cursos de graduação e pós-graduação.

Autor de artigos e livro na área de Direito Educacional.

Bem vindo à minha página pessoal. Escrevi um texto contando sobre a minha história e gostaria de compartilhar com você um pouco mais da minha identidade pessoal e profissional.

Desde de muito jovem, quando comecei a decidir meu futuro profissional, me via dividido: de um lado, o Direito, a advocacia, a busca incessante pela legalidade, pela Constituição; de outro, Letras, uma possibilidade única de aperfeiçoar a capacidade de pensar, de refletir, de contestar o mundo. E, dessa indecisão, fiz a melhor opção: cursei, ao mesmo tempo, os dois cursos.

 

Pela manhã, estudava contratos; à noite, discutia o “olhar em Machado de Assis”. Atividades incompatíveis? Entendo que não: porque dos dois amores nasceu a paixão: atuar na área de educação. E, nessa área, não se atua sem preparo: o mestrado e doutorado se fizeram imprescindíveis.

 

Isso porque, como sabem, nossa área não é simples: não há instituição de ensino que não precise lidar com questões pedagógicas, financeiras, consumeristas, jurídicas, regulatórias... lidar com a burocracia estatal e disputar com concorrentes cada vez mais qualificados e competitivos; garantir a qualidade do ensino e equilibrar as demandas de professores e estudantes com os objetivos e resultados da instituição. Não é fácil, mas é desafiador.

 

Por isso optei por uma atuação diferente, na qual o conhecimento técnico exigido para essa área da advocacia se une com a consultoria, que exige conhecimento normativo e prática muito específicos. Essa atuação ainda deve ser complementada com uma assessoria estratégica, criativa, experiente, capaz de entender as particularidades e demandas de uma Instituição de Ensino, vista sempre de forma individualizada. É esse o meu compromisso. Como eu disse, não é fácil, mas é desafiador

 

Enfrento esse desafio, exclusivamente, há mais de quinze anos. E, nesse tempo, vi que aprendi mais do que ensinei. Então, se digo bem-vindo a você, futuro cliente, digo também muito obrigado, pois sairemos melhores dessa relação.